0
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008 Post By: Jiji

Paz e Guerra

A Paz a construir

O novo ano começou. Todos auguramos coisa melhores do que no anterior. Fica bem e é o que todos precisamos. No entanto nem sempre os homens têm estes sentimentos. Duas situações antagónicas mostram à evidência isto:
No Darfur, oficialmente a força da ONU, a Minuad acaba de tomar posse da segurança no Darfur. Apesar de ser, por enquanto uma simples troca de boinas, já que a realidade continua a ser a mesma, ouso acreditar que é já um passo para um futuro mais risonho e esperançado.
No kénia, um país que parecia na boa via do desenvolvimento, democracia, paz e segurança, acaba de surgir um conflito que, se não for parado a tempo, tem todo o ar de vir a tornar-se mais um Ruanda ou um Darfur.
A sede de poder, as divisões étnicas, os interesses particulares acima do grupo, só podem contribuir para a guerra, destruição e injustiça. Num tempo em que se deseja para todo o mundo a paz, convenhamos que temos muito a caminhar e que a paz é sempre algo a construir, a realizar e nunca um dado adquirido.