0
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008 Post By: Jiji

Atrasados

A passo de Caracol

Houve um tempo em que os transportes públicos andavam sempre atrasados. Hoje não são só os transportes. Parece que todo o país vive atrasado. São os salários, a retoma da economia, a criação de novos empregos, as obras públicas, os funcionários públicos, a medicina e até a justiça (talvez a pior). São processos que se arrastam há anos e que os visados não têm interesse que se resolvam. Parece que todos ganham à comissão, sobre o tempo utilizado. Quanto mais durar mais se ganha. São os grandes casos nacionais como o caso “casa Pia” ou o “apito dourado”. E parece, dizem as más línguas, que o caso da “noite no porto” vai seguir os mesmos passos. Mas são também outros processos mais simples. Sabe-se agora que, segundo um estudo feito sobre a justiça em Portugal os processos se acumulam cada vez mais, mas que uma das sugestões para resolver o problema era que os juízes recebessem o salário segundo o trabalho realizado.
Isso é que era bom! Era um ver se te avias, para acabar com processos pendentes há largos anos. E os novos, nem davam tempo de haver prisões preventivas. Em poucos dias tudo se resolvia.
Mas nós como somos um país de brandos costumes onde nunca se passa nada de extraordinário, vamos continuar sem nada de extraordinário. Onde noutros países como a Itália ou a França os corrupção avançam a 100 à hora, no nosso cantinho (que ninguém perturbe) continuamos a passo de caracol. Não admira que, embora na união europeia, continuemos a nos afastar inexoravelmente.
Viva o caracol (contra quem nada tenho, a não ser um apetite voraz).