0
terça-feira, 8 de janeiro de 2008 Post By: Jiji

Esquizofrenia

Santos para a rua

Vamos ficar sem santos em Portugal. Depois da novela dos crucifixos nas escolas públicas e nos hospitais, é agora a vez da novela dos santos das escolas. Segundo o ministério da educação, a nova denominação das escolas não pode incluir nomes de santos ou santas.
Acontece que uma grande parte das escolas tem o nome das terras onde se situam, o que já gerou problemas com gente que não quer abdicar deste seu património cultural.
Parece-me uma esquizofrenia barata o que o governo está a manifestar. Diria mais, parece-me um fundamentalismo laico do mais aberrante que há. Se fundamentalistas islâmicos, contestam a presença de símbolos religiosos anti-muçulmanos em lugares públicos, estes ditos laicos não são diferentes.

Imaginem agora:
Todas as terras com (aldeias, vilas, cidades, lugarejos,…) com nomes de santos serem obrigados a mudar de nome;
Todos os feriados com nome de santos acabarem, ou pelo menos mudar o nome (santo António como fiaria?);
Todos os que exerçam cargos públicos governativos serem impedidos de participar em cerimónias religiosas (procissões, desfiles…);
Digam o que disserem, o nosso povo nunca foi nem é laico, e não se compreende este ataque básico, doentio, esquizofrénico, mórbido e extremista a uma instituição, uma cultura, que de acordo ou não, é a nossa.

Ah! E são Bento como ficará? Que nome dará o governo à casa da assembleia da república? Simplesmente Bento? Bentinho? Ou inventarão um nome original? Que tal São Sócrates? Ah, não pode ser, tem o são por trás. Azar o seu!!!