Iluminados
Irresponáveis
Já ouviram ou leram a notícia da “L’ Arche de Zoé” – Arca de Zoé? Que vos parece?
A mim, ninguém me tira da cabeça que os dois governos, Chadiano e Francês sabiam de alguma coisa e, por qualquer razão (política?) deixaram avançar as coisas até este ponto. É muito mistério muita complexidade, quando se começa a perguntar como foi possível?
Para onde iam as crianças? Onde colocar 10.000 (segundo os desejos dos responsáveis pela ONG? Tráfico? Adopção? Todos os cenários são possíveis, infelizmente.
Como vai reagir a comunidade internacional da acção humanitária? Como serão encaradas as ONGs a partir deste acto? Como reagirão os governos? E as pessoas que colaboram? Temos que admitir que foi um rude golpe na credibilidade, já debilitada, da acção humanitária nas regiões de conflito, de calamidades e de refugiados. Nem tudo é permitido, mesmo com o intuito de ajudar. O respeito da pessoa, seja qual for a sua situação é prioritário e não se pode saltar por cima de normas e leis só porque nos apetece, o nosso coração se entristeceu, ou porque podemos e temos os meios. Isso não é ajuda humanitária. Pode é ser despotismo, inconsciência, desrespeito, autoritarismo, …
Oxalá a consequências deste acto não sejam muito pesadas para as outras ONGs e sobretudo para o crédito da acção humanitária.
Postar um comentário