0
sábado, 8 de dezembro de 2007 Post By: Jiji

Traidores e cúmplices

Desfile de dinossauros

“Lisboa nunca foi tão mal frequentada” como neste fim de semana.
Foram buscar os maiores assassinos, exploradores, torcionários, cínicos do continente africano e associaram-nos aos maiores passivos, interesseiros, permissivos, Pilatos, judas e outros que tais, Europeus.
Se separados cada um reivindica o qualificativo pior, agora imaginem todos juntos, o explosivo que dá.
O nosso governo gloria-se desta cimeira, da sua organização, da participação, dos assuntos a tratar, das parcerias a decidir,.. Ok! tudo bem! Até posso estar de acordo. Mas agora digam-me: E o Homem no meio disso tudo? Onde está a PESSOA, a Humanidade? Onde está o Homem se as relações comerciais não são justas nem igualitárias? Se os acordos bilaterais servem os interesses de uma ínfima minoria? Se a maioria da população da maioria destes países continua a viver na miséria?
Digam-me para que vale todo este aparato se a minha aldeia foi destruída e tive que fugir e vivo da assistência alheia? Se estou na prisão porque reclamei igualdade de tratamento para o meu irmão que o do Sr. Ministro? Se não posso cultivar os meus campos por causa da guerra? Se não posso ter os medicamentos que a minha crise de malária exige, porque não há? Se a minha velhice é um drama porque não tenho assistência alguma, nem reforma, nem subsídios, e as forças me faltam?
Enquanto os direitos humanos não estiverem no centro de toda e qualquer conversação, acordo, parceria, cooperação, não haverá igualdade, liberdade, democracia e desenvolvimento. Podem vangloriar-se, apelar a todos os méritos e valores, dar mil desculpas e outras tantas razões, no entanto os presos políticos continuarão presos; os famintos continuarão a morrer de fome; os refugiados continuarão prisioneiros da ajuda solidária e dependentes; os idosos continuarão a morrer na miséria e no abandono; eles continuarão a perpetuar-se no poder, na corrupção, no enriquecimento, na violação dos direitos fundamentais de cada pessoa; e nós continuaremos a ser cúmplices deles, traidores da humanidade; a vender a nossa dignidade por um punhado de dólares ou euros.