0
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007 Post By: Jiji

Bhutto assassinada

Hipocrisia

Benazir Bhutto foi assassinada. Uma das poucas mulheres no mundo que conseguiu fazer frente a um mundo dominado por homens e lutar por um pouco de democracia.
Foi primeiro-ministro do seu país, o Paquistão. Não teve grande sucesso, seja pela sua inépcia que pela argúcia dos seus adversários. Há muitos anos em prisão domiciliária, ou residência vigiada, como lhe queiram chamar. Esteve no exílio. Foi prémio Nobel da paz, justamente por lutar contra o totalitarismo com uma metodologia pacífica. Era a líder da oposição paquistanesa e preparava-se para se apresentar às próximas eleições. Conhecendo a situação política do país, não foi uma grande surpresa o seu assassinato.
Quem a matou? Quais serão as consequências? Podem ser mantidas as eleições, num país que está agora com níveis de violência quase semelhantes aos do Iraque?
A comunidade internacional foi unânime em condenar este acto. No entanto que fez ela até agora? Porque tolerou o seu afastamento do poder? Porque apoiou o homem que a destituiu? É fácil agora condenar, mas não era esta uma saída previsível para eliminar uma oposição ao actual presidente?
Hipocrisia! Tudo é hipocrisia!