0
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007 Post By: Jiji

Ditaduras

Direita ou esquerda, é escolher

Rússia e Venezuela parecem dois países totalmente opostos e diferentes. Mas têm muito em comum. No passado foram governados por ditadoras, uma de esquerda comunista (Rússia), outra de direita fascista (Venezuela).
Ambos alcançaram uma certa liberdade, nos últimos anos. Pelo menos uma liberdade como nós, ocidentais, a idealizamos.
Hoje os dois países manifestaram-se no sentido de voltar ao antigo, isto é, perpetuar um governo, e até uma só pessoa no governo, por tempo indeterminado.
Na Venezuela, o presidente fica com poderes mais amplos e pode candidatar-se a quantos mandatos quiser. Na Rússia o Presidente transforma-se agora e primeiro ministro. Sabe-se que segundo a constituição Russa, quem tem o verdadeiro poder é o presidente. No entanto ninguém duvida que proximamente será o primeiro ministro (Putin) quem governará realmente.
Este movimento social e político não é novo, é verdade. E parece que está a dar bons resultados e para durar. Até já o presidente brasileiro Lula da Silva pensa (segundo os mass média) de propor um referendo para ver a possibilidade de mudar a constituição do país para alterar as regras eleitorais e poder candidatar-se para um terceiro mandato.
Isto é só um pensamento (dizem!). Mas nós sabemos que é sempre o primeiro passo para se seguir em frente nessa linha.
Quem fica a perder é sempre o povo. Infelizmente.