0
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 Post By: Jiji

Mais taxas

Vergonha

Recebi hoje um mail a dizer que os bancos vão cobrar uma “taxa” aos seus clientes, cada vez que estes levantarem dinheiro pelas caixas ATM. Fui informar-me e parece que é verdade! E parece que não é nada pouco! É 1,50€ por cada operação que vai engrossar os lucros da banca Portuguesa. Como se já não bastasse o que eles ganharam e continuam a ganhar.
Claro que nenhum cliente gostará de pagar essa taxa. Claro que a decisão foi tomada unilateralmente pelos bancos. Então é porque eles têm esse poder. Se o não têm, pensam que sim.
Corre uma petição online que parece ter já recebido mais de 200.ooo assinaturas. Será que vale a pena? Eu penso que sim e já assinei. Não custa nada. Mesma que não valha nada também não perdi nada. Mas se valer, ah!, então fiz bem.
Por vezes o que nos custa é mobilizar-se por uma causa. Esta parece-me uma boa causa, e justa.

“Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cada levantamento nas caixas ATM.
Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o banco vai almoçar à sua conta . Este 'imposto' (é mesmo umaimposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses. Este é um assunto que interessa a todos os que não são banqueiros e não têm pais ricos.
Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição e reencaminhe a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas”.