0
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008 Post By: Jiji

Circo do mundo

Lista negra

Quénia, Chade, Moçambique,… mais nomes para a “lista negra” das situações dramáticas vividas por milhares de homens e mulheres, crianças e idosos, jovens e adultos. Situações que, por momentos, fazem desviar os olhos de outras não menos dramáticas como o Darfur, o Afeganistão, o Iraque, Palestina.
A lista parece não ter fim, e quando nalgum lugar se nota uma melhoria, e uma réstea de esperança aparece, logo surge outra a desmentir a primeira e a repor as coisas na “normalidade”.
É impressionante a capacidade maléfica da humanidade. É assustadora a criatividade do Homem para gerar conflitos, insegurança, guerras, para dizimar populações inteiras. Em nome de quê? De quem?...
Pode-se destruir num minuto o que demorou anos e anos a construir. É o que acontece com estes focos de tensão. As estruturas, os sistemas, os meios humanos e materiais, … tudo fica desfeito. É preciso recomeçar. Um recomeço que em alguns países é contínuo ou um eterno recomeço, como no Chade por exemplo.
Até parecem acções concertadas, tipo terrorismo. Melhora num lado, começa no outro. É o circo de entretimento: tem que haver sempre algum número para ocupar, e quando um começa a já não ter graça, substitui-se por outro. É o que parece estar a acontecer no mundo: um grande circo.