Vergonha
Darfur esquecido
Continua a ser uma realidade. A maioria dos Portugueses não conhece ou não se interessa pelo Darfur. a prova foi dada no último fim de semana em Fátima. Ouvi algumas pessoas e li no jornal o Público (parece que foi o único órgão de informação que deu a notícia). Um grupo de jovens fez uma campanha de assinaturas pelo Darfur.
No meio de centenas de milhares de “cristãos”, á priori, gente solidária, caridosa e caritativa, alcançaram a “proeza” de conseguirem 400 assinaturas. Se as minhas fontes não fossem fidedignas, não acreditaria. Encontrei também no blog Fé e Missão, algumas das respostas que as pessoas davam quando interpeladas. Devia ter sido bonito de ouvir.
Não quero culpar ninguém. Se calhar até nem são as pessoas elas próprias as maiores culpadas. Afinal que devia instrui-las, informá-las? Nós, os formados? Os Mass Média? Os nossos políticos e governantes? As organizações humanitárias mundiais? Certamente todos.
O certo é que o Darfur, apesar das centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados, continua a não ter peso nos nossos meios de informação e por isso, não tem presença na nossa sociedade. Continuamos, isso sim, a deleitar-nos com o Iraque, a Birmânia, o Afganistão, o Kosovo… ora todos estes juntos não chegam aos calcanhares do s úmeros do Darfur.
Assim vai a vida
Postar um comentário