0
sexta-feira, 20 de julho de 2007 Post By: Jiji

Diz a Bíblia

Recebi há dias um mail interessante. Não resisto de publicar o conteúdo:

Ouvi dizer que, uma célebre animadora de rádio dos EUA, afirmou que a homossexualidade era uma perversão:
«É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo 18, versículo 22: " Tu não te deitarás com um homem Como te deitarias com uma mulher: seria uma abominação". A Bíblia refere assim a questão. Ponto final», afirmou ela.

Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:

Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas.

Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço?

O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos?

Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora?

Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?

Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14?

Confio plenamente na sua ajuda.»

0
segunda-feira, 16 de julho de 2007 Post By: Jiji

Geração Couceiro

Já se ouviram e escreveram muitos adjectivos para qualificar a prestação, desportiva e humana, das selecções de futebol de Portugal de sub 21 e sub 20, nos recentes campeonatos da Europa e do Mundo das respectivas categorias.
Toda a gente vê o evidente menos, parece, o próprio seleccionador nacional. “Couceiro” vai ficar certamente no vocabulário da língua e cultura portuguesas.
Alguém que não reconhece os próprios erros e limites, é … Couceiro.
Alguém que procura, contra toda a evidência, fugir das responsabilidades, é … Couceiro.
Alguém que deita as próprias culpas sobre os outros, é … Couceiro.
Alguém que quer ser treinador de futebol, mas não tem conhecimentos futebolísticos, é… Couceiro.
Alguém sem poder de comando, de autoridade, apesar de lhe serem confiadas grupos de pessoas (jovens), é …Couceiro


Se alguém chamou a última geração de “geração dos 500€”. Não andaremos longe da verdade se, no futuro, uma geração, sem garra, sem chama, sem conhecimento, sem responsáveis, … se passar a chamar “geração Couceiro”.

0
quinta-feira, 12 de julho de 2007 Post By: Jiji

Interesse


Se alguém estiver interessado, é favor contactar o proprietário.

0
terça-feira, 10 de julho de 2007 Post By: Jiji

Sinalização


Quem disse que não há sinalização nas estradas de Portugal?
Melhor do que isto?
Lembra-me os cemitérios nos filmes americanos.

0
segunda-feira, 9 de julho de 2007 Post By: Jiji

7 Maravilhas

Foi com pompa e circunstância! As 7 maravilhas!
Com que autoridade reconhecida? Quem vota? Ou quem pode votar?
Se é um concurso popular, claro que um país como a China, a Índia, o Brasil,… com os seus biliões e milhões de pessoas, são favorecidos.
Se o concurso é restrito, quem convidar? E porquê este e não aquele? Que instituições têm autoridade legal, social e até moral para "patrocinar" o evento? A ONU? A UNESCO? Outra?
É aqui que entra a UNESCO. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura abriu a polémica em relação à eleição das novas sete maravilhas do Mundo. O organismo - que se afastou do acontecimento, apesar dos inúmeros convites da organização - desvalorizou o concurso cujos resultados foram conhecidos anteontem. Para a UNESCO a lista do património mundial conta com 851 locais e não se limita apenas a monumentos. Nela também se incluem centros de cidade ou paisagens naturais. O organismo acredita que há uma mensagem negativa para todos os países cujos monumentos não tenham sido escolhidos.
Também o Egipto manifestou o seu desagrado pela ausência das pirâmides de Gizé na lista final. O monumento egípcio é o único resistente das primeiras sete maravilhas, decretadas em 200 a.C.
Seja como for, isto das 7 maravilhas agora muito em voga (mundiais, nacionais, desportivas, políticas, …), geram polémica, criam eventos, e, sobretudo, fazem girar muitos milhões, para benefício de alguém!!!!
E já que estamos na onda, e saldos de Inverno, talvez ainda possam aparecer por aí as 7 maravilhas dos sem abrigo; as 7 maravilhas dos pobres; as 7 maravilhas dos refugiados;… e porque não as 7 maravilhas da solidariedade, da amizade, da tolerância, do bem comum, da entreajuda, …
Claro, haverá sempre polémica e gente descontente. Mas também que importa?

0
domingo, 8 de julho de 2007 Post By: Jiji

Cobiça

Agora acredito o que dizia o meu amigo Luís, quando veio á aldeia pela primeira vez, alguns anos depois de ter trocado o campo pela capital: “Portugal é Lisboa, o resto é paisagem”.
A comunicação social dá (quase) tanto espaço à campanha para câmara de Lisboa que à campanha para as legislativas;
O governo aceitou ficar mais pobre e “despediu” o seu nº 2, para ganhar a câmara da capital. Se o homem é assim tão bom, não seria melhor que dez milhões aproveitassem e não só 500.000?
A ganância anda à solta: dois candidatos rosa, mais dois laranjas, uma legião de esquerdas, uma panóplia de direitas e outros que tais… atenção alguns até se dizem independentes. Qual independência?
Parece que aquilo lá pelas capitais é uma anarquia, com empresas incontroláveis, túneis a meter água, rio abandonado, corrup.., que digo? gestos de caridade(!), …
Lx é o novo fruto cobiçado, vale mais que o país inteiro.
E nós que aguentemos!!!

0
sexta-feira, 6 de julho de 2007 Post By: Jiji

Trabalhos


Todos nós sabemos o défice de sinalização nas nossas cidades e estradas.
Parece que as indicações que se encontram são, em geral, para quem já conhece o caminho e o lugar onde quer chegar. Ainda se ao menos as estradas fossem boas!... Mas talvez, mais do que viajar fosse melhor ir à escola; quem sabe se aprendia alguma coisa! Mas para quê ir à escola, gastar os bonitos anos da juventude para depois ter que ir … trabalhar “pá istrada!”
Decididamente é mais rentável tirar uma foto, colá-la num cartaz, e pô-la à vista do maior número de pessoas possível. Quem sabe se…!!!
E eu vou “mazé” acabar com isto.
Até mais logo e bom fim-de-semana.

0
quinta-feira, 5 de julho de 2007 Post By: Jiji

Net segura

Eu lembro-me. Quando era pequeno, lá na aldeia, quem falava disso era o padre da terra:
era ele que chamava a atenção contra o sexo, a violência doméstica, os maus tratos nas crianças, … Também os professores primários o faziam de vez em quando!
Com o tempo e a “liberalização” da moral e dos costumes, esse hábito foi caindo em desuso. As palavras do padre caíam em saco roto. Ele bem continuava, nos seus sermões, a exortar, ao respeito pelos outros, sobretudo pelo seu corpo, à paz, á concórdia, ao amor pelas crianças. Mas eram palavras levadas pelo vento.
Hoje já não é o padre, são os meios de comunicação social a substituir o padre. O que prova que a necessidade está lá.
Surgiu a
Internet segura. É um portal “destinado à disponibilização de conteúdos informativos sobre a utilização segura e consciente da Internet destinados ao grande público”.
O portal inclui uma “linha alerta, que receberá denúncias de qualquer pessoa relativas a conteúdos na Internet susceptíveis de serem considerados ilegais, para posterior investigação e eventual acção judicial”.
Através desta linha “e de forma totalmente anónima, é possível apresentar denúncias de conteúdos eventualmente ilegais”.

Numa primeira fase o serviço Linha Alerta compreende os seguintes conteúdos ilegais:
Pornografia infantil, Apologia da violência, Apologia do racismo.

Ah! É preciso dizer que o portal é co-financiado pela União Europeia. Sim, a mesma que financiou a publicação no Youtube de um vídeo de compilação de imagens de orgasmos.
Sim! Deu ontem nas notícias. E se deu nas notícias, deve ser verdade.
Tão a ver o esquema!?

0
terça-feira, 3 de julho de 2007 Post By: Jiji

Presidência UE

Tenho para mim que a presidência portuguesa da União Europeia vai ser um sucesso.
Um tratado para compensar a falhada constituição, a cimeira Europa-Brasil, a cimeira Europa-Africa e outros que tais, vão realizar-se com pompa e circunstância. O governo Português vai ficar bem visto na Europa e por esse mundo além.
Mas atenção, vai ser um sucesso para quem?
O primeiro objectivo da cimeira Europa-Africa, os acordos comerciais e económicos, já começa a ser posto em causa, porque não tem em conta as parcerias bilaterais, mas torna os países africanos cada vez mais dependentes dos europeus, apesar das intervenções mediáticas dos responsáveis europeus e do presidente da união africana, John koufour.
O caso mais mediático (não em Portugal, mas no mundo) africano, o Darfur, não parece merecer da presidência portuguesa grande atenção.
É certo que em muitos lugares, em todo o mundo morre muita gente, Sr. Ministro, mas presentemente nada iguala o Darfur.
Nem Afeganistão, nem Iraque, nem Palestina.
Quem dera que me engane.
Inch’Ala (Oxalá!)

0
domingo, 1 de julho de 2007 Post By: Jiji

Pidesco

Já ouvi, de um dos grandes comentadores políticos da nossa praça, chamar-lhe atitude “pidesca”, para fazer referência aos métodos da PIDE. Estou a falar de algumas atitudes do nosso governo, como o chamado “caso Charrua” e sobretudo o caso da directora do centro de saúde de Vieira do Minho, exonerada das suas funções, pelo ministro da saúde, por alegada deslealdade e incapacidade.
E o ministro lá deu uma conferência de imprensa para explicar o caso… que não tem explicação possível.
O que é grave?
1. O clima de delação que estes dois casos expostos indicam, na nossa sociedade.
2. O crédito que se dá aos delatores, maior que aos responsáveis, só porque têm a mesma cor política.
3. A arbitrariedade na tomada de decisões pelas pessoas com responsabilidade política e de governação.
Será que o ministro não tem mais nada que fazer que dar ouvidos a delatores e queixinhas ou a dar conferências de imprensa por assuntos tão banais? Mande-nos um bom sistema de saúde, e deixe-nos dessas tretas e politiquices.